citação- tratado de nomadologia…pg 71 (lembrada por Laisa Guarienti)

“É verdade que os nômades não têm história, só tem uma geografia. E a derrota dos nômades foi tal, tão completa, que a história identifica-se com o triunfo dos Estados (…) Dificilmente se entende como os nômades teriam tentado destruir as cidades e os Estados, não fosse em nome de uma organização nômade e de uma máquina de guerra que não se definem pela ignorância, mas por suas características positivas, seu espaço específico, sua composição própria que rompia com as linhagens e conjurava a forma-Estado. A história não parou de negar os nômades” (Deleuze e Guattari)

This entry was posted in General. Bookmark the permalink.

One Response to citação- tratado de nomadologia…pg 71 (lembrada por Laisa Guarienti)

  1. André says:

    É possível a política como recusa? Não me refiro aqui a não-interferência, pressuposto lógico de toda teoria liberal, neoliberal ou pós-liberal; por mim que esses caras comprem uma pequena propriedade no Texas e por lá permaneçam eternamente com sua maldita invisible hand !

    Falo de não desejar mais ser uma criatura cindida; sou político aqui, trabalhador ali, torcedor da macaca alhures. Chega! Queremos ser e estar completos, criaturas plenas de si, queremos ser tudo aquilo que nos potencializa de uma só vez. Basta de zoon politikon, homem e natureza são uma coisa só e, digo mais, abaixo os direitos do homem e do cidadão!

    Ni Dieu, ni maitre, ni l’homme.

    Outra, a História. Diante da História tudo parece ficar menor; monstro insaciável devora o tempo e transforma os homens em meros apêndices de sua vontade.

    Se assim o for, se a História é mesmo é Galactus, devorando o universo, cabe a nós, então, sermos o arauto traidor.

    É isso.

Comments are closed.